Advogados da CCM participam de seminário sobre direitos dos bancários

Os advogados da CCM, Dr. Maineri, Dr. Francisco e Dr. Denis participaram do seminário de estudos sobre os direitos dos trabalhadores bancários, juntamente com vários advogados de uma dezena de estados brasileiros, vinculados aos sindicatos dessa categoria.

O evento ocorreu nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril em Florianópolis. Na pauta, debateu-se sobre a nova jurisprudência do TST - Tribunal Superior do Trabalho, em matéria trabalhista vinculada a bancários, os posicionamentos derivados das decisões que surgem nos Tribunais Regionais, especialmente questões que envolvem horas extras (cargo de confiança), jornada especial privativa de seis horas, intervalos não cumpridos integralmente, a questão do divisor 150 para apuração do valor da hora extra, entre outras demandas derivadas da carga horária; assunto relativo à competência e litígios envolvendo complementação de aposentadoria, bem como as alterações na CEF no tocante a supressas de vantagens e direitos dos economiários/bancários.

Na ocasião, estudou-se novas ações individuais e coletivas, passando pelas questões de segurança do bancário, dano moral, pressão pelo cumprimento de metas e suas consequências, além de demandas que envolvam doenças profissionais.
Independente dessas matérias, analisou-se a atual conjuntura política, que, sem dúvida, visa supressões de direitos trabalhistas, devendo-se alertar os Sindicatos dos Trabalhadores sobre essa subliminar intenção.

Um novo encontro ficou aprazado para a última semana de novembro de 2016 em Belo Horizonte.