Neste mês de dezembro, advogados da CCM Advogados concluíram participação no Curso de Extensão EAD – Estrutura e Processo da Negociação Coletiva. O curso, voltado a advogados integrantes da Rede Lado, foi ministrado pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

– Os estudos conciliaram aspectos teóricos e práticos relacionados à negociação coletiva, o que nos qualifica para atuar junto aos sindicatos atendidos pelo nosso escritório – explica o advogado Gabriel Camargo, sócio da CCM Advogados.

Chamou especial atenção as repercussões e impactos oriundos da reforma trabalhista nas atuais negociações coletivas. Os novos desafios, pós-reforma, já têm exigido dos advogados e representantes das entidades sindicais o estabelecimento de novas estratégias e maiores cuidados no exercício das negociações com empresas e sindicatos patronais.

– Os efeitos da pandemia também se mostram como um dificultador da luta por melhores condições de trabalho. Esse novo contexto desfavorece e fragiliza a ação sindical e a negociação coletiva – acrescenta o advogado, Anderson Oliveira Forte.

Agora, espera-se, tanto do advogado, quanto do representante da entidade sindical, maior criatividade, maiores cuidados e muito mais atenção na mesa de negociação.

– As consequências de uma nova abordagem dos sindicatos e operadores de negociações coletivas será o avanço nas condições de trabalho – afirma a advogada, Lívia Mendes Neckel.
O evento foi restrito a advogados integrantes da Rede Lado, grupo de escritórios especializados em direito trabalhista, que atuam na defesa dos direitos de trabalhadores, sindicatos e da democracia. O escritório CCM Advogados é um dos fundadores da Rede Lado.