Em decorrência da adesão ao movimento “Elas Lideram”, eixo do Pacto Global da ONU para a igualdade de gênero, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) assumiu o compromisso de preencher 50% dos cargos da alta liderança da instituição com mulheres até 2030.

A formalização do compromisso da instituição ocorreu por meio de carta-compromisso assinada pelo presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo. A adesão do Tribunal foi confirmada em 28 de abril.

O objetivo é aprimorar ações visando à equidade de gênero e à mitigação de barreiras invisíveis que impedem a ocupação dos cargos de liderança pelas mulheres. O Pacto Global das Nações Unidas é uma iniciativa que mobiliza entidades públicas e privadas no sentido de promover o crescimento sustentável e a cidadania, com base em dez princípios relacionados aos temas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O pacto também estimula seus integrantes a enfrentarem os principais desafios contemporâneos da humanidade, representados atualmente pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ações relacionadas à equidade racial, à garantia de salário digno aos trabalhadores e trabalhadoras, e à promoção da saúde mental, entre outros.

A CCM apoia todas as iniciativas que visem diminuir as restrições de acesso baseadas na discriminação de gênero.