O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentada neste sábado (22), que previa a rebaixada de PLR, que continuava resultando em redução dos valores distribuídos aos bancários, e mantinha a proposta de diminuição da gratificação de função de 55% para 50%. A nova proposta também recuou na tentativa de retirada da 13ª cesta alimentação. O Sindicato rejeitou a proposta na mesa e reforçou que não aceita retirada de direitos.

Pela proposta apresentada, o percentual do salário retornaria ao patamar que vigorou entre 1997 e 2007, e o da parcela adicional retornaria ao patamar de 2012. Além disso, os valores fixos teriam redução de 10%, retornando ao patamar entre 2016 e 2017, e o fator acelerador da regra básica retornaria ao patamar de 2007.

O presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, participou da mesa de negociação deste sábado e destacou a firmeza do Comando Nacional dos Bancários ao rejeitar na mesa a proposta da Fenaban. “Insistimos que precisamos de uma proposta global decente”, afirmou Luciano. O dirigente também lembrou da peculiaridade da Campanha Salarial deste ano por ocorrer durante a pandemia do novo coronavírus. “Ela nos limita por estar acontecendo no meio de uma pandemia. Não podemos arriscar a vida fazendo nossos tradicionais atos”, avaliou Luciano.

Neste domingo, em Porto Alegre e outras cidades do país, foi realizada a Carreata dos Bancários, mostrando que a combinação de estratégia de mobilização nas redes sociais, com criatividade que os bancários sempre tiveram, inaugura uma nova etapa na luta. É preciso mudar os tradicionais atos de ruas para atividades que evitem aglomerações e garantam a preservação da saúde.