Conceito:

Os raios-X são um tipo de radiação de alta energia usados em radiografias para diagnóstico médico. Os profissionais que conduzem exames envolvendo esses equipamentos estão expostos a radiações ionizantes que aumentam os riscos de doenças.

Riscos:

Os riscos da exposição à radiação ionizante são silenciosos e podem levar a problemas de saúde a longo prazo. Profissionais da saúde que negligenciam o uso de equipamentos de proteção adequados estão sujeitos a uma série de doenças, incluindo neoplasias, anemia aplástica, doença púrpura, radiodermatite e infertilidade.

EPIs e sua importância:

Por isso, é importante que hospitais, unidades de saúde, clínicas, consultórios médicos e clínicas veterinárias forneçam equipamentos de proteção individual (EPIs) para aqueles que estão expostos a raios-X. Os EPIs incluem aventais de chumbo, protetores de tireoide, óculos plumbíferos e protetores de gônadas. É importante que esses equipamentos sejam usados sempre que qualquer pessoa, incluindo médicos, técnicos, enfermeiros, pacientes ou acompanhantes de pacientes, estiver exposta à radiação.

Adicional de periculosidade:

Profissionais da saúde que estão expostos a riscos devido à exposição aos raios-X têm o direito de receber o adicional de periculosidade. Isso deve ser atestado por laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho. O adicional de periculosidade integra o salário do trabalhador para efeito de cálculo de férias, 13º salário, aviso prévio e hora noturna. Se for pago em caráter permanente, integra também as indenizações rescisórias e horas extras.