A manchete chama atenção para o estarrecedor número de 423.217 acidentes do trabalho em 2021, conforme levantamento do MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA. O levantamento indicou que 133.757 casos necessitaram de mais de 15 dias de tratamento; ainda foram 1.694 óbitos.

As estatísticas demonstram que no país a questão da segurança no trabalho, inclusive e especialmente em atividades de escritório e burocráticas, configuram problema de saúde pública. Não somente atividades de risco, ou trabalhos pesados, engordam a estatística, mas os problemas osteomusculares e psiquiátricos são responsáveis por boa parte dos afastamentos.

No segmento da tecnologia e no mercado financeiro o esgotamento mental e os problemas com lesões e doenças com membros superiores são corriqueiros, afirma Denis Einloft, sócio do escritório CCM ADVOGADOS. Ao longo de 2021 e nos últimos cinco anos, tem sido cada vez maior o número de ações envolvendo pedidos de danos morais e materiais, além de pensionamento, nos segmentos empresariais que, aparentemente, não implicam em riscos físicos ou mentais, afirma Denis.

A questão do acidente do trabalho em ambientes de escritório, ainda é um tabu, boa parte dos trabalhadores sofrem com o estigma de que a rotina e a atividade não é de risco ou não gera lesões, o que é uma realidade equivocada, complementa o advogado.

Os casos de acidente do trabalho também são expressivos no campo dos autônomos ou informais, os quais nem sempre têm a proteção dos benefícios da previdência social. Casos assim demandam uma atenção redobrada, finaliza Denis Einloft.