Estelionatários estão aplicando golpes em pessoas que aguardam o pagamento de precatórios. Fique atento! Por telefone, golpista se passa por advogada e exige pagamento de valor para agilizar recebimento.

Os criminosos também podem se identificar como funcionários da Justiça, do Estado e até de um sindicato. O motivo para o adiantamento do valor também pode variar: alegam cobrança de honorário ou pagamento de imposto, por exemplo. Os valores são depositados em contas bancárias indicadas por telefone.

Os casos foram registrados por vítimas e pelo sindicato na Polícia Civil. Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Joerberth Pinto Nunes, a modalidade do golpe já é de conhecimento da corporação. A prática configura como crime de estelionato. Os integrantes também podem ser responsabilizados por fazerem parte de organização criminosa.

Leia detalhes do caso e dicas de como evitar o golpe na reportagem feita pela Gaúcha ZH: Golpe dos precatórios: criminosos enganam vítimas no RS com promessa de liberar pagamentos