A exposição ocupacional à radiação ionizante traz riscos à saúde dos profissionais envolvidos em procedimentos radiológicos. Por isso, uma série de cuidados se faz necessário, assim como o controle das doses absorvidas e a realização de exames médicos periódicos para identificar o impacto do trabalho no organismo dos técnicos em radiologia.

Reunimos neste texto algumas características legais que regem a profissão, para que estes conheçam os seus direitos.

Quantas horas por dia o profissional em radiologia trabalha?

Lei 7.394/85 – lei que regulamenta a profissão de técnico em radiologia: Art. 14 – a jornada de trabalho dos profissionais abrangidos por esta lei será de 24 (vinte e quatro) horas semanais.

Periculosidade e insalubridade na radiologia, o que diz a lei?

A Lei nº 7.394/85 prevê um adicional de 40% de risco de vida e insalubridade, calculado sobre dois salários mínimos nacionais, devido independentemente da realização de perícia técnica.

Quais os direitos da gestante que trabalha na radiologia?

A gestante deve ser afastada do ambiente insalubre pelo tempo que durar a gestação e a lactação.

Quantos anos um radiologista pode trabalhar?

Por serem expostos a agentes nocivos físicos (raios-X), os técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia têm direito a aposentadoria especial. O tempo necessário para o requerimento da aposentadoria especial é de 25 anos.

Cabe frisar que, até a presente data, não há exigência de idade mínima para a requisição deste benefício, entretanto, com a aprovação da Reforma da Previdência, este requisito etário passará a existir.

É técnico em radiologia e tem alguma dúvida sobre os seus direitos? Entre em contato conosco.