A pandemia do novo coronavírus transferiu as salas de aula para o ambiente doméstico, trazendo aos profissionais da educação a necessidade de adaptação a um novo cenário mas sem a necessária preparação para enfrentar esta nova realidade. Essa mudança pode trazer sérios riscos à saúde.

Especialistas alertam que é necessário estabelecer uma separação entre os espaços que fazem parte da residência e os que fazem parte do local de trabalho, determinar uma jornada de trabalho adequada e não estendê-la sem necessidade. A falta de um espaço adequado, somado a jornadas exaustivas, pode causar aumento do estresse, resultando em adoecimento psíquico. Já doenças como lesões na coluna ou lesão por esforço repetitivo (LER) são decorrentes da falta de condições ergonômicas adequadas para a realização do trabalho em casa.

“É necessário que exista, por parte das instituições de ensino, uma política de acompanhamento dos profissionais de educação oferecendo a eles auxílio para que possam exercer suas atividades da melhor maneira sem que haja qualquer comprometimento da saúde”, afirma a advogada trabalhista e especialista em direito e processo do trabalho, Lívia Neckel.

Este será um dos assuntos debatidos na live promovida pelo escritório CCM Advogados na próxima quinta-feira (30), às 19h30, no Facebook. Com o tema “Profissionais da Educação: trabalho virtual, exaustão real” participam, além da advogada Lívia, Denis Einloft, advogado trabalhista, especialista e mestre em direito e sócio do escritório CCM Advogados; e Liliam Fanfa Englert, advogada previdenciária.

Serviço
O que: Live CCM Advogados - Profissionais da Educação: trabalho virtual, exaustão real
Quando: 30 de julho às 19h30
Onde: www.facebook.com/ccmadvogados